Cidades ‘alemãs’ no Brasil – Nova Petrópolis, RS

np-16Nova Petrópolis já superou as metas de educação do INEP previstas para 2021.
Nova Petropolis hat die nationale Erziehungsziele für das Jahr 2021 bereits überschritten. 
Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo / Garten des Rio-Grandenser Hochgebiets und Nationale Hauptstadt des Genossenschaftswesens - Foto Marcelo Souza
Flags, Brazil and Germany


(Site ainda em construção – Volte logo!)
(Webseite noch im Aufbau – Kommen Sie bald wieder!)
nova-petropolis

Presença Alemã no Município / Deutsche Präsenz in der Stadtgemeinde 

Resumo histórico / Kurzgeschichte
População / Bevölkerung
Línguas / Sprachen
Centro cultural / Kulturzentrum
Danças folclóricas / Folkloretanz
Bandas musicais / Musikkapellen
Corais / Chöre
Mídia alemã / Deutsche Medien
Gastronomia / Gastronomie
Eventos / Veranstaltungen
Hino / Hymne
Taxa de Alfabetização – Alphabetisierungsprozentual
IDHM  (Índice do Desenvolvimento Humano Municipal)
Renda per Capita / Pro-Kopf-Einkommen
Localização no Estado / Lage im Bundesland
Atrações turísticas / Sehenswürdigkeiten
Principais distâncias / Wichtigste Entfernungen
Cidade coirmã alemã / Deutsche Partnerstadt
Investimentos alemães / Deutsche Investitionen
Administração Municipal / Stadtverwaltung.

Flags, Brazil and Germany
Apresentação

Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade, sendo uma das joias mais germânicas da Rota Romântica. A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.

O potencial naturalmente turístico de Nova Petrópolis aliado à herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes motiva diversos eventos. O Verão no Jardim da Serra Gaúcha, a Magia da Páscoa, a Feira de Arte e Artesanato, o Festimalha, o Festival de Sabores da Colônia, o Cervejomaníacos, o Festival Internacional de Folclore, o Festival da Primavera – Frühlingsfest e o Natal no Jardim da Serra Gaúcha são destaques na programação anual do município.

Pontos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Moinho Rasche retratam a história do município e acolhem turistas com a hospitalidade característica da cidade.

Nova Petrópolis detém o título de Jardim da Serra Gaúcha por tratar-se de uma das cidades mais floridas da Serra Gaúcha, além de possuir exuberantes pontos turísticos naturais, como o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular, o Panelão e a rampa de Voo Livre Ninho das Águias.

Os roteiros turísticos oferecidos são atrações imperdíveis. O Roteiro de Turismo Rural Alemães do Sul – Caminhos de um Povo proporciona o contato com o meio rural, suas dinâmicas e sua cultura recontando a emocionante epopéia dos Boêmios através de propriedades. O projeto Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado – reúne quatro roteiros de ecoturismo totalmente autoguiados por estradas e caminhos do interior do Município. Roteiro Mallakoff, Roteiro Imperial, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto compreendem a nova proposta turística de Nova Petrópolis. Além disso, outros roteiros exploram o cooperativismo de crédito e agropecuário, que conferem à cidade o título de Capital Nacional do Cooperativismo.

Preservar e manter os costumes dos colonizadores alemães que desbravaram a Encosta da Serra e tornaram a Província de Nova Petrópolis um cartão-postal é uma grande missão, mas a preservação da cultura germânica tornará possível manter viva a Alemanha brasileira no pequeno município de Nova Petrópolis.

Tipicamente germânica e lindamente florida

Estradas sinuosas decoradas por Plátanos que emprestam suas folhas como tapetes ao asfalto levam a Nova Petrópolis. Cidade típica de interior está localizada a 100 quilômetros da capital do Estado e concentra uma população de aproximadamente 20 mil habitantes em uma área de quase 300km².

Nova Petrópolis possui particularidades que a tornam ainda mais encantadora e peculiar. Passear nas ruas e ouvir seus moradores se comunicando em Língua Alemã é um fato corriqueiro nesta cidade que foi colonizada por imigrantes germânicos.

Bandinhas Típicas Alemãs e Grupos de Danças Folclóricas são atrações ímpares e integram comunidade e visitantes em exaltação à cultura germânica, a riqueza dos trajes típicos, a intensidade das músicas e a alegria de sentir como um verdadeiro imigrante alemão. A tradição dos Corais – que somam mais de 60 – leva musicalidade para todos os recantos da cidade.

A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.

Além das heranças artístico-culturais mantidas pelos descendentes de imigrantes alemães e cada vez mais difundidas entre a população, o cultivo de flores é outro legado que torna Nova Petrópolis um dos mais belos cartões-postais da Serra Gaúcha.

A cidade que ostenta o título de Jardim da Serra Gaúcha possui um dos mais belos e encantadores pontos turísticos da Região das Hortênsias. A Praça das Flores, como é carinhosamente conhecida a Praça da República de Nova Petrópolis, detém fascinante beleza nas cores, formas e perfumes das flores que ornamentam os canteiros dispostos em aproximadamente um hectare localizado no Centro da cidade.

Os visitantes de Nova Petrópolis são presenteados com canteiros cuidadosamente mantidos durante o ano todo. No rigor no inverno, ou sob o sol do verão mais intenso, a Praça das Flores e milhares de flores distribuídas pelos canteiros da cidade recebem seus turistas com as mais belas flores todos os dias.

Gastronomia farta

Nova Petrópolis encanta por seus jardins, sua cultura ricamente preservada, pela hospitalidade de seu povo e pela sua gastronomia farta. Tipicamente germânica, a culinária da cidade reserva delícias ao paladar dos visitantes, com iguarias alemãs como o Bratwurst (salsichão branco), Nürnberger (linguiça típica), Schüblig (salsichão), Sauerkraut (chucrute), Eisbein (joelho de porco), Kassler (carré defumado) e a Apfelstrudel (torta de maçã). Os cafés coloniais e os restaurantes típicos alemães brilham em um cenário que oferece espaço também para a gastronomia italiana, pizzas artesanais e encantadores cafés e confeitarias.

Texto: Kassandra B. Dorneles - Assessoria de Imprensa
 Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, RS

Grupos de Dança Folclórica / Folkloretanzgruppen

Böhmerlandtanzgruppe – Diretora: Bárbara Neumann 
R. Bertholdo Kehl, 323 – Linha Imperial
95150-000 Nova Petrópolis, RS
Tels.: 54 3298 1165  /  9951 9352  –
E-mail: barbara15neumann@yahoo.com.br
(Aguarde dados de mais três grupos!)

* * * * *

Canto Coral  /  Chorgesang
(Aguarde relação dos Corais!)

Flags, Brazil and Germany

Galeria de Honra dos que continuam    Título minisites  21 03 2016  Táti

Gastronomia / Gastronomie

Adoty Bar e Café Expresso  – Bistrô Chalet Gourmand – Café & Cia – Café Colonial Opa’s – Café Colonial Recanto dos Pioneiros – Café Colonial Recanto dos Plátanos – Café Colonial Sabor do Campo – Café Colonial Serra Verde – Café Kehl – Cervejaria Edelbrau – Classic Cafeteria – Confeitaria Rodenbusch – Cucas & Cia – Padaria Petrópolis – Galeto Mr. Bean – Galeto Piccolo Pollo – Padaria e Confeitaria Doce Recanto – Padaria e Confeitaria Petrópolis – Pizzaria Dom Chico  – Pizzaria Dom Iraque – Pizzaria Dom Pierre Pizzaria Forneria da Mata – Restaurante Biergarten – Restaurante Bom Mangiare – Restaurante Colina Verde –  Restaurante e Churrascaria Tiro ao Alvo – Restaurante e Lancheria Bambuu – Restaurante e Lancheria Kanto Doce –  Restaurante Lindenhof – Restaurante Roda d’Água – Restaurante Sabores da Serra

Hotelaria / Gastwirtschaft

Postos de abastecimento / Tankstellen

 Rede bancária / Bankwesen
Sicredi Pioneira RS

 Bandas Típicas / Musikkapellen

Bandinha Típica Aloma
Bandinha Típica Alten Kamaraden
Bandinha Típica América
Bandinha Típica Aurora
Bandinha Típica Bom de baile
Bandinha Típica Caçula
Bandinha Típica Elite
Bandinha Típica Imigrante
Bandinha Típica Monte Azul
Bandinha Típica Real
Bandinha Típica Recanto da Serra
Bandinha Típica Saxônia
Bandinha Típica Sensação
Bandinha Típica Sol de Verão
Bandinha Típica Tannenwald

* * * * *
Comércio/Handel
Galeria  Imigrante

    * * * * *
  Cursos de Idiomas / Sprachkurse
  Escola Técnica Cenecista Bom Pastor
  Wizard Idiomas

Flags, Brazil and Germany

Marque também a sua presença!
 Contatos comerciais: contato@brasilalemanha.com.br
Tel. 55-51/3328 6198  –  3392 7433

Flags, Brazil and Germany

Informações – Guia Econômico:

Turismo

np 001 roteiros e paisagens foto Kassandra DornelesRoteiros & Paisagens /  Leitfäden und Landschaften – Foto Kassandra Dorneles

Principais atrativos do município / Wichtigsten Sehenswürdigkeiten der Stadtgemeinde
Torre Medieval / Mittelalterlicher Turm
Praça das Flores / Blumenplatz
Labirinto Verde / Grünes Labyrinth
Monumento do Cooperativismo / Genossenschaftsdenkmal

Ninho das Águias / Adlernest
 Moinho Rasche / Rasche-Mühle
Morro Mallakoff / Berg Mallakoff
Panelão São Roque /  São Roque Grosstopf
Praça Padre Theodor Amstad  /  Platz Pater Theodor Amstad
Pinheiro Multissecular / Multissekuläre Araucaria
Portal Jardim da Serra Gaúcha / Portal Garten des Rio-Grandenser Hochgebiets
 Roteiros de Natureza Autoguiados /  Selbstgesteuerte Naturleitfäden

Principais eventos  –  2015  –  Wichtigste Veranstaltungen :

Verão no Jardim da Serra Gaúcha / Sommer im Garten des Riograndenser Hochgebiets – 10 de janeiro a 15 de março
42ª Festa do Figo /  42. Feigenfest - 07 e 08 de fevereiro
60º Aniversário do Município /  60. Jahrestag der Stadtgemeinde – 28 de fevereiro (1° de março)
11º Encontro de Fuscas e Outros Volks com Motor Refrigerado a Ar / 11. VW-Käfer und anderer Volkswagen-Autos mit Luftgefriertem Motor – 1º de março
Gincana Municipal / Gemeindegeschicklichkeitsprüfung – 06 a 08 de março
Encontro de Carros Antigos de Nova Petrópolis / Oldtimer-Treffen in Nova Petrópolis – 07 e 08 de março
XVII Exposição Regional de Orquídeas / 17.  Orchideen-Regionalaustellung – 28 e 29 de março
Magia da Páscoa / Osternmagie - 26 de março a 05 de abril
26º Festimalha /  26. Strickwarenfestival - 30 de abril a 07 de junho
3ª Feira de Arte e Artesanato de Nova Petrópolis / 3. Kunst- und Kunstwerkmesse in Nova Petropolis – 09 e 10 de maio
2º Festival de Sabores da Colônia / 2. Koloniegeschmacks Fetival – 19 a 28 de junho
Cervejomaníacos / Biernarren – 10 a 12 de julho
43º Festival Internacional de Folclore / 43. Internationales Folklorefestival – 17 de julho a 02 de agosto
38ª Festa do Colono e Motorista de Nove Colônias / 38. Kolonie- und Fahrerfestival in Nove Colônias – 25 de julho
21ª Feira do Livro / 21. Buchmesse – 22 a 27 de setembro
Festival da Primavera – Frühlingsfest - 09 a 18 de outubro
Natal no Jardim da Serra Gaúcha / Weihnachten im Garten des Rio-Grandenser Hochgebiets – 15 de novembro a 31 de dezembro
Observação: datas sujeitas a alteração /  Anmerkung: die Data können geändert werden.

* * * * *
Economia
Principais Produtos:
a) Setor primário: hortifrutigranjeiros, milho, batata, feijão, silvicultura, avicultura, suinocultura, gado leiteiro, etc
b) Setor secundário: laticínios, malhas, calçados, móveis, metal mecânico, etc.
c) Setor terciário: comércio, malharias, hotéis e pousadas, empresas de serviços de alimentação, turismo, transporte, profissionais liberais, etc.

Arrecadação
Arrecadação total 2013 – R$46.787.874,89
Orçamento municipal 2014 – R$50.898.000,00
Arrecadação total 2014 – R$ 53.468.929,31
Orçamento municipal 2015 – R$ 57.2000.000,00

Nova Petrópolis comemora aumento de índices no IDEB

Índice de Desenvolvimento Socioeconômico de Nova Petrópolis é destaque no RS

A Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva

Vídeos
Camera onboard Nova Petrópolis – RS/Brasil ▶ 4:38
Vídeo: Nova Petrópolis (RS) – YouTube ▶ 3:01
Nova Petrópolis, simplesmente germânica (doc.You Tube > 7:15)
Município de Nova Petrópolis – Vídeo Institucional – YouTube ▶ 5:07
Parque: Esculturas em pedra retratam história da imigração alemã em Nova Petrópolis – TV Band

 *    *    *    *    *
Administração Municipal
Prefeito - Regis Luiz Hahn
Vice-prefeito – Gregor Hermann
Câmara  – 11 Vereadores
  Site oficial: www.novapetropolis.rs.gov.br

Entrevista com o prefeito Regis Luiz Hahn

Flags, Brazil and Germany

GALERIA DE FOTOS


np-1Banda Típica alemã / Typische Blasmusikkappele – Foto Sabrina Schuster
 
np-11Casa do Artesão e Labirinto Verde  / Handwerker’s Haus und Grünes Labyrinth  –  Foto Kassandra Dornelles

np-13Ângulo da Praça das Flores /  Blickwinkel vom Blumenplatz – Foto Sabrina Schuster


np-10Praça das Flores / Blumen-Stadtplatz – Foto Marco Didier
np-9Torre de Informações Turísticas /  Turm der Touristenauskunft – Foto Fábio Santos

np-14
Janela Praça das Flores / Fenster  zum Blumenplatz – Foto Sabrina Schuster
np-19Assistência Odontológica pública / Öffentliche Zahnärztliche Betreuung – Foto Stadtarchiv
 
np-18Festival Internacional de Folclore /  Internationales Folklorefestival – Foto Mauro Stoffel
 
np-7
Pinheiro Araucária /  Araucaria Pinienbaum – Foto Tatiane Flach
np-12
 Grupo Folclórico Infantil / Kinderfolkloregruppe – Foto
np-15
 Entrada de Nova Petrópolis / Nova Petrópolis-Einfahrt – Foto Fabrina Schuster 
np-2
 Prato Típico alemão / Spezialitäten der deutschen Küche – Foto Sabrina Schuster
 
np-3
Labirinto Verde / Grünes Labyrinth – Foto Kassandra Dorneles
np-4Parque do Imigrante / Einwanderer Park – Foto Sabrina Schusternp 63 caominhada rua e praça -  foto sabrina schuster  24 04 2015 nSAB_1291
1ª Cãominhada  – abril de 2015 /  Erster Hundespaziergang  (01)- Foto Sabrina Schuster
 
np 62 1ª caominhada rua e predios - foto sabrina schuster
1ª Cãominhada – abril de 2015 / Erster Hundesparziergang (02) – Foto Sabrina Schuster
 
np 65 caominhada foto coletiva - foto sabrina schuster  24 04 20151ª Cãominhada no Biergarten / 1. Hundespaziergang im Biergarten – Foto Sabrina Schuster
Comprovada tecnologia avança até o manancial / Bewährte Technologie dringt sich vor bis an die Quelle  –  Foto Marcelo Moura